VÓS SOIS O SANTUÁRIO DE DEUS

ANO VI-N° 127 – BOLETIM DOMINICAL – 13 de FEVEREIRO DE 2011
VÓS SOIS O SANTUÁRIO DE DEUS…
Texto Básico – I Cor. 3: 10-23
No próximo domingo, dia 20/02, será um dia histórico para a Igreja.
Sua Igreja, estará lançando novas bases para um ministério proficuo. Trata-se da reestruturação ministerial da igreja, revitalização da Escola B. Dominical e o lançamento oficial da reforma e ampliação do novo templo.
Cabe-nos como os verdadeiros mordomos dessa obra o privilégio de escrever uma maravilhosa e abençoada história. Este é o legado que podemos e devemos deixar às novas gerações.
O texto acima, fala-nos sobre o devido cuidados seguidos de zelo e amor para com o “SANTUÁRIO DE DEUS”. É verdade que o Apóstolo está se referindo aos membros da Igreja, como templo e habitação do Espírito Santo (vs.16-17). Mas o assunto em tese é a igreja de Cristo. É impossível falar em igreja omitindo-se a idéia de templo.
Assim como não se fala em igreja se não aludir a um templo. A nossa igreja (templo) tem o seguinte endereço… e assim por diante.
Existe quem não concorda com o fato. Na década de 80, foram surgindo as “Comunidades” novas igrejas carismáticas. A argumentação do movimento na época para justificar as divisões foi que Cristo não mandou construir templos. E que os crentes residiam em casas. E que a igreja verdadeira de Cristo, não tinha Pastor. Pois bem! O fato é que as “Comunidades” têm Igrejas (templos) e têm pastores como se sabe. Está tudo certo! Templo é um local sagrado. É uma estrutura arquitetônica destinado ao serviço religioso – de Deus.
O termo também pode ser usado no sentido figurado. Neste sentido é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a face da terra, o lugar da Sua presença real. É o resumo do macrocosmo e também a imagem do microcosmo: “…O corpo é o templo do Espírito Santo…(I Cor. 6:19). No Antigo Test., o Tabernáculo, a casa de Deus, era o templo da época.
O Profeta Ageu é o profeta do templo (Cap. 1 e 11). O povo começou a reedificar o templo mas, os povos vizinhos os intimidaram e os fizeram abandonar a obra. Mas Deus os encorajou com palavras veementes do céu, a terra e o mar (2:6-7).
No Novo Test, Cristo usou as Sinagogas. Os Apóstolos também se reuniam nelas para a adoração e pregação no primeiro dia da semana, domingo.
Os cristãos jamais deixaram de construir seus templos. Hoje templos seguros, belos e confortáveis. Nós, pela graça de Deus, vamos em breve realizar o culto do lançamento da pedra fundamental para o 2° templo para a glória de Deus!
Rev. Mario Ramos