PRINCÍPIOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
PRINCÍPIOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
01. ORIGEM DENOMINACIONAL:
-Herdeira da Reforma Religiosa 31/10/1517;
-Reformadores: João Calvino, Guilherme Farel e João Knox
-Primados da Reforma: Somente a fé, somente as Escrituras, somente a graça e somente Cristo;
-Arcabouço Doutrinário: Calvinismo – de João Calvino (1509 – 1564) Nasceu em Lyon-França e morre em Genebra-Suíça;
-Nome Presbiteriana: dado por João Knox – Pastor da Igreja Presbiteriana na Escócia – discípulo de Calvino.
02. ORIGEM DO NOME PRESBITERIANO:
-Ancião (o mais experiente, chefe da família, da tribo), expressão grega (Bispo e Presbítero) – Presbiteriano
– Referências bíblicas:
Ex. 3:16 “vai, ajunta os anciãos de Israel…”
Ex. 24:01 “Setenta dos anciãos de Israel: e adorai…”
1 Sm. 15:30 “ honra-me …diante dos anciãos…”
Dn. 7:9 “ e o Ancião de Dias se assentou..”
Mc. 11:27 “ vieram ao seu encontro os anciãos…”
At. 4:5 “ reuniram-se em Jerusalém os anciãos”
Ap. 4:4 “ vinte e quatro anciãos vestidos”
At. 20:28 “ Espírito Santo vos constituiu bispos”
Fp. 1:1 “ Inclusive bispos e diáconos… vivem em…”
1 Pd. 2:25 “vos convertestes ao Pastor e Bispo”
At. 14:23 “em cada Igreja a eleição de presbíteros”
At. 20:17 “ mandou chamar os presbíteros da Igreja”
1 Tm. 5:17 “honra os presbíteros que presidem bem”
Tg. 5:14 “ Chame os presbíteros da Igreja, e estes…”
03. CHEGADA DO PRESBITERIANISMO NO BRASIL:
-Brasil- Colônia ( 1557), a caravela de Vilhegainhon e o Alamirante Collygne franceses huguenotes, enviados por Calvino – construção de abrigos ao líderes perseguidos do movimento reformista- RJ;
-Brasil- Colônia (l636 ) holandeses, Mauricio de Nassau, calvinistas no Nordeste BA/PE;
-Brasil-Império: 12/08/1859 – Implantação definitivo da fé reformada no Brasil;
-Missionário, Rev. Aschebel Green Simonton – Americano;
-Sede das Missões: Igreja Presbiteriana do Norte e Sul dos E.U.A.
-Organização da Primeira Igreja: 12/01/1862- Catedral Presbiteriana Rio de Janeiro;
-Organização do Presbitério-Mãe: 11/10/1872 – Registro no Diário Oficial do Império do Brasil.
04. O QUE É A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL?
-Uma Denominação, Histórica, Fé Reformada, fraterna, unida e próspera;
-Sínodos (76), Presbitérios (296), Igrejas ( 5.873) mais as Congregações;
-Pastores (+ ou – 7.200) incluindo os Jubilados;
-Autarquias: Faculdade Teológica Presbiteriana (15), Institutos Bíblicos (32),
Escolas de Ensino Fundamental ( 82); Escola Ensino Médio ( 34), Universida-
de (01) Mackenzie-SP; Hospitais ( 09), Creches (192), Orfanatos (32), Abrigo
Para Idosos ( 08), Casa Editora (01), Jornal (01) etc..
Somos aproximadamente quase um milhão de crentes presbiterianos no Brasil.
05 – SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL:
- A Bíblia – Palavra de Deus;
- A Confissão de Fé de Westminster, elaborada de 1643-1649, Sala da Abadia, Inglaterra;
- O Catecismo Maior e o Breve Catecismo;
- A Constituição da Igreja- “Manual Presbiteriano”.
- Manual do Culto.
06 – O QUE É A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER?
Inicialmente surgiu o ‘Credo” Apostólico( Uma síntese da essência dos ensinamentos das doutrinas cristãs. Credo quer dizer “creio”;
Num 2º momento surgiu o “Credo Atanasiano”, Atanásio;
Num 3º momento o “Credo Niceno”, Cidade de Nicéia;
Depois a Confissão de Augsburgo; e
Por último, a Confissão de Westminster, (1643 – 1649) Londres, Conteúdo calvinista, elaborada por Teólogos Puritanos Calvinistas. Esta é a única até hoje!
07 – QUAL É O OBJETIVO DOS CREDOS E DAS CONFISSÕES?
Definir e Refinar as doutrinas cristãs ao longo dos séculos, em face às heresias.
08 – QUAL A VALIDADE DOS CREDOS E DAS CONFISSÕES?
O fato de ser tão somente, uma síntese da essência da Palavra de Deus do A. Testº e Novo Testamentos. É a sistematização das doutrinas cristãs.
09 – O QUE É O CATECISMO MAIOR E O BREVE CATECISMO?
A palavra “catecismo” referia-se à instrução oral religiosa. Mais tarde, passou a indicar os Livros que continham tal instrução. São instruções, didáticas sob forma de perguntas e respostas embasadas na Palavra de Deus, destinadas aos interessados ao batismo cristão.
O Catecismo Maior, pela elevação das instruções destinam-se aos adultos; Ao passo que o Breve Catecismo, às crianças. João Calvino, exigia que os pais ensinassem os filhos o catecismo. Por vezes, ele mesmo, avaliava o grau de aprendizado destas crianças.
10 – A CONSTITUIÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
- Em quantas partes divide o Manual Presbiteriano, a Constituição da Igreja?
R. Em 04 partes,
A constituição propriamente dita ( Art. 1º ao 152);
O Código de Disciplina ( Art. 1º ao 135);
Princípios de Liturgia ( Art. 1º ao 44); e
Estatutos da Igreja Presbiteriana do Brasil com os Seguintes Regimentos Internos:
– VI/ Regimento Interno do Supremo Concílio;
– VII/ Regimento Interno da Comissão Executiva do S/C;
– VIII/ Modelo de Regimento Interno para os Sínodos;
– IX/ Modelo de Estatutos para os Presbitérios; e
– X/ Modelo de Regimento Interno para os Presbitérios;
– XII/ Modelo de Estatutos para uma Igreja Local; e
– XIII/ Modelo de Regimento Interno para a Junta Diaconal.
DO PREÂMBULO
Trata-se de uma síntese da essência dos ensinamentos ali contidos. Não é uma introdução. A síntese é: “…a promoção da paz, disciplina, unidade e edificação do corpo de Cristo,…”
Revela uma confissão de fé em Deus/Trino e na sua Bênção: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo..”
Promulgada a 20 de Julho de 1950 – No Templo da Igreja Presbiteriana do Alto Jequitibá-MG. A palavra “promulgada” significa: A Constituição é fruto do dirigismo constitucional, mediante os representantes do povo que a elaboraram e votaram, oferecendo-a aos membros da Denominação.
CAPITULO – I
Natureza, Governo e Fins da Igreja
Art. 1º – É Pessoa Jurídica de Direito Privado;
É representada pela sua Comissão Executiva;
Governo por meio de Concílios e indivíduos, regularmente instalados.
Art. 3º § 2º – Ordem pelo Ministro: Sacramentos e a Bênção Apostólica;
Jurisdição quando coletivamente por oficiais em Concílios.
CAPÍTULO – II
Organizações das Comunidades Locais
Art. 7º § Único – cisma ou cisão: cisma, separação do corpo e da Comunidade, os bens ficam com a Igreja; cisão total, os bens ficam com a parte fiel desde que permaneçam fiéis as Escrituras.
CAPITULO – III
Seção 1ª – Classificação, Direitos e Deveres dos Membros da Igreja.
Art. 13 § 2º – Ser eleito após seis meses a sua recepção; para presbíteros e diáconos o prazo é de 01 ano, salvo casos excepcionais;
§ 3º – só membros em plena comunhão pode tomar a Ceia e ao menos um dos pais pode apresentar os filhos para o batismo.
Seção 2º – Admissão de Membros
Seção 3ª – Transferência de Membros
Seção 4ª – Demissão de Membros
CAPITULO – IV
Seção 1ª – Classificação.
Art. 27 § 2º – “Para atender às leis civis, o ministro será considerado membro da Igreja de que é pastor, embora, sob jurisdição do Presbitério.
Seção 2ª – Ministro do Evangelho
Seção 3ª – Presbíteros e Diáconos
CAPITULO – V
Dos Concílios
Seção 1ª – Concílios em Geral
Seção 2ª – Conselho da Igreja
Seção 3ª – Presbitério
Seção 4ª – Sínodo
Seção 5ª – Supremo Concílio
CAPITULO – VI
Seção 1ª – Comissões Eclesiásticas
Seção 2ª – Comissões Executivas
Seção 3ª – Autarquias
Seção 4ª – Secretarias Gerais
Seção 5ª – Entidades Para-eclesiáticas
Art. 107 –“..cuja direção os Concílios participam, mas sobre as quais não têm jurisdição.”
CAPITULO – VII
Ordens da Igreja
Seção 1ª – Doutrina da Vocação
Seção 2ª – Eleição de Oficiais
Art. 111, § Único – o prazo para a eleição é de 30 dias antes do findo mandato.
Seção 3ª – Ordenação e Instalação de Presbíteros e Diáconos
Seção 4ª – Candidatura e Licenciatura para o Sagrado Ministério;
Seção 5ª – Ordenação de Licenciados
Seção 6ª – Relação Pastoral
DISPOSIÇÕES GERAIS
DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS
É A Lei velha que garante a legalidade e a legitimidade até que entre em vigor a nova Lei. Neste caso foi a Constituição de 1937, que morreu ao passar a vigorar a Lei Nova de 31 de Outubro de 1950. (Art. 146)
São José dos Pinhais/PR, 20 de Fevereiro de 2011.
Rev. Mario Ramos
Pastor da Igreja
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