POR QUE NASCER DE NOVO?

Nº  91  BOLETIM DOMINICAL- 19 DE MARÇO DE  2017

POR QUE NASCER DE NOVO?  João 3: 1-21

Estamos diante da doutrina da Regeneração – o Novo nascimento.  João, nos apresenta um tema duplo: Redenção e Juízo. É interessante considerar que esta questão foi levanatada pelo Senhor Jesus para Nicodemos. Este era um rabino, mestre na Lei de Moisés, o qual, constituia o Sinédrio em Jerusalém. Ele tinha um ótimo preparo intelectual, porém, um desinformado sobre as questões espirituais e no debate, Jesus o faz saber disso (v.10) “Tu és mestre em Israel, e não compreendes estas cousas”? por que nescer de Novo? O que é a doutrina da Regeneração? Regeneração é a criação de um novo coração ou de uma nova vida interior. Esta mudança ou conversão interior deve vir de fora da própria pessoa, vem de Deus, do alto. Em outras palavras, uma pessoa deve nascer de novo — nascer do alto — para receber uma nova natureza espiritual e ter novos desejos santos criados dentro do seu coração ou mente. Aqueles que são assim nascidos do alto são ditos serem nascidos de Deus; isto é, eles nasceram espiritualmente para o reino e família de Deus. O reino de Deus compreende todos os membros da Igreja verdadeira ou invisível (João 1:12-13; Romanos 8:14-17; 1 João 3:9-10). Isto significa no dizer de Jesus: “.. quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus (v.5c). As fases da regeneração são: vivificação, justificação, santificação e glorificação. Vemos que Nicodemos, representa muitos cristãos, entre nós, que revelam ser entendidos em muitas coisas, porém, desinformados espiritualmente. Outros julgam ter aprendido o suficiente, ao ponto de sequer, precisar ler este artigo, frequentar uma Escola Dominical e está presente na vida da igreja. A igreja é uma Comunidade de ensino e aprendizado. A Bíblia, a Palavra de Deus é um oceâno inesgotável da Verdade Divina. Precisamos ler e aprender as sagradas letras que nos tornam habilitados para toda boa obra. Devemos nos permitir que o Deus, Espírito Santo, nos ensine e nos capacite a prática desta Palavra. Pedro, chega a afirmar que o crente é gerado pela semente desta Palavra (Pe.1:23). Na regeneração, o homem é vivificado e reunido a natureza de Deus. Na regeneração as vidas e a natureza de Deus são implantadas no novo homem. Ele é feito uma nova Criatura. Nasceu de Deus, para Deus! Rev. Mario Ramos