PLANEJANDO PARA O BEM-ESTAR – I I

BOLETIM DOMINICAL – 08 DE JULHO 2012

PLANEJANDO PARA O BEM-ESTAR – I I Prov. 13:19 e 16:9

Quais são as perspectivas para a sua realização pessoal como um todo? De que ângulo voce se projeta para se ter a percepção real e necessária da realização na vida. A Perspectiva que voce tem da vida, é exatamente, o tamanho da expectativa que alimenta a sua alma. O dom maior do homem é poder pensar. O homem não é aquilo que ele pensa ser. Ele é aquilo que pensa. “Eu penso, logo eu existo”. Diz o nosso texto: “O desejo que se cumpre agrada a alma, mas apartar-se do mal é abominável para os insensatos” (Pv.13:19). O homem que pensa é o homem que faz! O homem de Deus deve de ter numa mão a Bíblia e na outra, o planejamento. “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”(Pv.16:09). O Senhor Jesus ao observar a diligência humana pela realização na vida afirmou: “…porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz”(Lc.16:8b). Nossas Igrejas são muito carentes de um planejamento eficaz. A ausência desta cultura em nossas igrejas, está relacionada, diretamente, a um passado de rejeição ao planejamento, pela exagerada regidez litúrgica, hierarquia e o monopólio da fé romanista. De qualquer forma, criou-se no campo Evangélico a idéia de que qualquer planejamento, no que diz respeito as cousas do Reino de Deus, seria uma “camisa de força – engessamento” inadequada. A questão é “confiar em Deus”, e como não há nada de errato nisso, seguimos sem planejar. Não há nenhum pecado em planejar. Planejar tem fundamento bíblico. Pelo contrário, quem não pleneja, já começa pecando. “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza” (Pv.21:05). Acredite em sua mente! A MENTE, não mente. Ela é uma fonte de milagres. Por que Planejar? Como planejar? Panejar o que? Seus estudos, sua viagem, a aquisição de um bem, um bom emprego, passar num concurso, seu casamento, sua empresa, sua vida com Deus, o seu tempo, o ministério da igreja etc. Para tanto, vamos enumerar alguns ítens importantes, entre tantos, os quais devemos considerar:
a) Estabeleça prioridades, programe suas atividades e recuse fazer aquilo que foge aos seus objetivos. b) Aprenda dividir suas tarefas do dia. Faça duas listas. Uma dessas listas são as prioridades, as coisas mais importantes a fazer; c) Deixe de lado as preferências e verifique as devidas importâncias; d) É preciso estabelecer prazo para definir as atividades; e) Defina um tempo para reuniões, conversas com amigos, atividades pessoais… O importante é dedicar tempos necessários para cada situação: trabalho, lazer, estudo, família e igreja. Vamos prosperar em tudo, planejando com fé, o nosso bem-estar. Rev. Mario Ramos