O MILÊNIO EM PERSPECTIVA

Nº 218 –  BOLETIM DOMINICAL – 03 NOVEMBRO DE 2019

O MILÊNIO EM PERSPECTIVA – Apo. 20: 1-10

Amilenismo, Pós-milenismo e pré-milenismo histórico. Na totalidade da Bíblia, somente o texto em epígrafe, parece ensinar o reino milenar terreno e futuro de Cristo. Ainda assim, a passagem é obscura. Não podemos fincar uma doutrina cuba base de interpretação é incecrta e amplamente controvertida.É antiga a visão religiosa segundo a qual o tempo caminha linearmente ao final.  As polêmicas vêem desde II Séc por Montano. Agostinho de Ipona refutava os que esperavam um rápido advento de Cristo. Havia ainda os que rejeitavam o milenarismo como Eusébio de Cesareía. As correntes sobre o período de mil anos referido no texto, em relação a Segunda Volta de Cristo é para ser conhecida e cada qual assumir a sua melhor preferência. A base bíblia canônica é mínima. Entretanto, voce tem o direito e o dever de conhecer as três principais intepretações e ficar com a que mais fala ao seu coraçao. Há três escolas principais de interpretação: Os pós-milenistas: acreditam e ensinam que a 2ª Vinda de Cristo será precedida da vitória final do Evangelho no período do milênio. A 2ª Vinda de Cristo será após o milênio e então haverá a ressurreição, o juizo e a vida eterna; Os pré-milenistas: acreditam e ensinam que a 2ª Vinda de Cristo precederá o milênio. Jesus Cristo voltará, haverá a primeira resssurrreição, reinará com os remidos por mil anos, depois haverá a ressurreição geral, o julgamento final e a vida eterna; Os amilenistas: acreditam e ensinam que não há distintição cronológica entre o reino messiânico e o reino eterno; há uma ideia de continuidade; ensinam que este “mil anos” são simbólicos em relação ao tempo de Deus ( 2 Pe. 3:8). O termo usado para descrever um número elevado, uma grande quantidade ou largo espaço de tempo. Os amilenistas afirmam, portanto, a crença na 2ª Vinda de Cristo, na rsssurreição do Corpo, no Reino eterno de Cristo e com Cristo, e na vida eterna. Ensinam tambem que o reinado de Cristo está presente agora no mundo, pois Cristo vitorioso esta governando seu povo através de Sua Palavra e Seu Espírito, enquanto Ele submete grandes e pequenos a Sua soberania e vontade. A pergunta que se faz é esta: Quem está certo? Só na eternidade se dirá. Não adianta criar polêmica com as coisas que hão de vir. Concordemos nisto! São tempos e épocas que o Pai reservou para a sua exclusiva autoridade. A bem da verdade, e para os estudiosos do assunto, o milênio parece mais desenvolvido na literatura apócrifa: Baruque; II Enoque 33;  Irineu V, 28,3; Carta de Barnabé 15:3-08. Nós, herdeiros da reforma temos nos inclinados mais ao amilenismo. Nada impede ao irmão outra preferência que venha trazer paz ao seu coração. Quando chegarmos na eternidade, poderemos ver que estávamos todos errados ou só parcialmente certos. O fato concreto nas Escrituras e nos apócrifos é que Cristo assumirá o Seu Reinado literalmente e para sempre. Assim creio. Deus abençoe a sua vida!   Rev. Mario