INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

. Como aplicar os conceitos revolucionários da Inteligência Emocional nas suas relações pessoais, interpessoais e profissionais, reduzindo o estresse, aumentando a satisfação no  dia-a-dia, numa aldeia de conflitos beligerantes nos dias de hoje?

. Airton Sena: “O meu equilíbrio vem de minha família.”

PROPOSTA TEMÁTICA:

# FAMILIA: Sabedoria e Equilíbrio ( Gn. 1: 27,28)

  • Espiritualidade Integral;
  • Inteligência emocional;
  • Sabedoria e Equilíbrio;
  • A Fórmula Boa Dessa Química: < M.S + H.P = Lar feliz…

M.S < Prov. 14:01 + H.P. < Lc. 6: 46-48 = Casa Edificada na Rocha! (v. 49) Profecia sobre a Família em Crise e ruína…

< Sabedoria, é sinônimo de equilíbrio na Bíblia >

# Sabedoria: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus,…” (Tg. 1:5);

# Sabedoria: “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.” (Prov. 3:13);

# Equilíbrio/Prudência: “O bom siso te guardará e a inteligência te conservará.” (Prov. 2:11);

 

  1. “Criou Deus…homem e mulher os criou.”
  2. “Deus os abençoou,…”
  3. “Sede fecundos, multiplicai-vos…”
  4. “…enchei a terra e sujeitai-a; dominai…”
  5.  FAMÍLIA: Pela graça de Deus, para a glória de Deus e para o bem do mundo.
  • A Família na Crise Atual (Gn. 3:1-6; 2 Tm. 2:24-26; 3: 1-7);
    • Os tempos são maus! Muitos pensam que a família está à deriva. De fato, ela está sendo submetida a um processo insano de destruição, que afronta o Criador e tem efeitos nefastos para a sociedade.
    • A família é bênção! É um projeto que foi idealizado e estabelecido por Deus como parte da Criação. A família é uma expressão da graça de Deus. Ela existe para a glória de Deus. É um instrumento de bênção para o mundo.
    • Esse Simpósio bem pensado e oportuno tem como objetivo além de instruir, tem como propósito desafiar e motivar cada um de nós a reconhecer e cumprir o nosso papel no ambiente familiar, aonde mais se exige a sabedoria e o equilíbrio para o bem-estar de todos, de acordo com as orientações da Palavra de Deus.
    • A Escritura Sagrada é a nossa regra infalível de fé e de prática (Jargão Reformado).

 

  • SABEDORIA E EQUILÍBRIO NA CONSTRUÇÃO DO LAR CRISTÃO:

# Sabedoria (Latim – Sapere “sabor”, e “gosto” Conhecimento e erudição;

# Sabedoria ( Grego  – Sofia – equivale ao “saber”;

# Equilíbrio: S.m. harmonia, estabilidade e solidez.

# A origem da sabedoria – De Deus procede à sabedoria. A Ele pertence – Prov. 8:22-31; Cristo é a revelação da sabedoria de Deus (1ª Co.1:24); o temor ao Senhor: Sl.111:10; Prov. 9:10);

2.1- A Edificação da Família (Sl. 127-128). Deve se dar segundo os princípios cristãos. Marido, mulher e filhos devem se emprenhar em abraçar os mandamentos do Senhor, para a construção de uma família que reflita a glória de Deus, que proporcione alegria e felicidade aos seus membros e que seja uma inspiração para as famílias que estão à volta. “…em ti serão bendita todas as famílias da terra.” ( Gen. 12:3c).

2.2- Atenção à Palavra de Deus (At.2:37-38) 3.000 mil pessoas se converteram nesse Pentecostes;

2.3- Experiência da Conversão a Cristo e Vida no Espírito: Quando a presença do Espírito Santo enche uma casa, a vida familiar se torna uma experiência extremamente gratificante. Exemplo: Família do Carcereiro de Filipos (At. 16:29-34);

2.4- Zelo Quanto à Vida Espiritual dos Filhos (At. 2:39) A promessa é para os nossos filhos também.No processo de construção do lar cristão, os filhos têm um lugar especial. Eles devem ser alvo constante de oração e evangelização;

 

2.5- Perseverança na Fé Em Meio a Um Mundo Pervertido: “Salvai-vos desta geração perversa.” (At. 2:40);

2.5.1- Interação Familiar – Comunicação intensa e profunda que toque no coração e na mente e não conversa superficial; (vídeo);

2.5.2- Falar Somente Após Ouvir e Compreender (Prov. 15:23);

2.5.3- Falar Sempre de Forma Respeitosa e Com Ternura (Prov. 15.1);

2.5.4- Conflitos Familiares Devem Ser Resolvidos Em Família (Ef. 4: 26,27) “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.”  Resolva o problema o mais breve possível a fim de não se enraizarem no coração (Hb. 12:14,15). Não viva com o mal-estar;

# Vídeo sobre conflito Familiar

 

  1. SABEDORIA E EQUILÍBRIO NA CONDUÇÃO DOS FILHOS:
    1. Vamos ao conhecido conselho do sábio Salomão: Prov. 22:6; A recomendação do Apóstolo Paulo: Ef. 6:1-4; Sl. 127: 03; 128:3;
    2. Pais Exemplo na Vida Cristã Para os Filhos e Netos – Timóteo “fé sem fingimento a mesma que habitou na sua avó Loide e sua mãe Eunice 2 Tm.1:4-5;
    3. Pais Devem Compreender Que as Lutas da Vida Fazem Nossos Filhos Crescer – Necessidades pelas quais passou Timóteo: Diz Paulo: “Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te.” ( 2 Tm. 1: 4-)
    4. Como Crescia Jesus Segundo o Relato dos Evangelhos?

# Crescimento físico – “crescia o menino e se fortalecia”;

#  Crescimento Intelectual – “E crescia o menino em sabedoria.”;

# Crescimento espiritual – “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus.”

# Crescimento social – “E crescia diante de Deus e dos homens;

# Vídeo sobre Pais e Filhos:

4- SABEDORIA E EQUILÍBRIO NA INTERAÇÃO FAMILIAR: A COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL!!!

“É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que ter um banquete numa casa cheia de brigas.” (Prov. 17:01).

4.1-Os Elementos da Comunicação: Emissor – mensagem – receptor;

ACIONANDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA COMUNICAÇÃO

A Palavra de Deus apresenta algumas regras muito eficazes para uma boa comunicação. A observância dessas regras garantirá aos membros da família um nível de comunicação capaz de superar a superficialidade, a imaturidade e as dificuldades.

# Pensemos Nisto!

4.2- Falar Somente Após ouvir e Compreender; Prov. 15:23, “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!”.

Prov. 15:28, “O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda das maldades.”

4.3- Falar Sempre de Forma Respeitosa e Com Ternura:

Conselho bom e oportuno de Salomão: Prov. 15:1, “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Cuidado, com homem iracundo 19:19!”

# Numa discussão entre o casal, não se deve falar da família do cônjuge, pois isso fere profundamente. Não se deve jamais praticar o bullying: violência física ou psicológica para humilhar o outro.

Ex. A sua sogra é a mulher mais perfeita que eu conheço!

# Relação entre Pais e Filhos, devem prevalecer o respeito, a amizade e a ternura: “ Filhos, em tudo odebecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.” (Cl.3:20,21);

4.4- Conflitos Familiares devem Ser Resolvidos em Família:

# Diz o velho Ditado: “Roupa suja se lava em casa”

# A Comunicação não pode ser interrompida entre o casal e entre pais e filhos. A solução é enquanto antes. Eis a orientação da Palavra de Deus: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.” (Ef. 4: 26,27).

A boa interação familiar cria um ambiente de paz e alegria, fortalece a família, glorifica a Deus. Portanto, vale a pena todo o esforço nesse sentido.

5- SOBREVIVENDO AOS TEMPOS DE CRISE COM SABEDORIA E EQUILÍBRIO:

#Desafios a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: a Sabedoria e o Equilíbrio:  (Mq. 7:1-7)

  1. Lamento pela pecaminosidade do povo que é universal (v.1)
  2. A pecaminosidade é irrestrita (VV. 2,3);
  3. Ela Envolve os líderes: Príncipes e Juízes (v.3);
  4. Os ricos espoliam os pobres (v.3);
  5. Ela demonstra de maneira pervertida (v.4);
  6. A pecaminosidade é desnaturais: social e familiar (VV.5,6);
  7. Deus, entretanto, é misericordioso e nEle há esperança (v.7-10; 19,20);

 

# Nesses tempos de crise sem precedentes na história do nosso Brasil e no mundo, com a escalada de crimes humanitários, somados às ameaças de uma guerra entre as potências com o uso de armas atômicas e químicas, resta-nos pedirmos muita sabedoria e equilíbrio nessa hora de convulsão política, econômica, social e espiritual:

5.1- A Família Precisa Ter Percepção do Tempo Em Que Está Vivendo:

 

5.2- O mundo mudou minha gente! Desfrutamos hoje do conforto e recursos advindos do progresso da humanidade, isso é inegável, por outro lado, também vivemos tempos difíceis, dias que tanto desafiam a família. É precciso de sabedoria e muito equilíbrio – Inteligência Emocional:

Bem-vindos, ao 3º milênio! Era da tecnologia, da internet, da Indústria 4.0 e da robótica.

 

# Atentai também, para a crise de paradigmas que caracteriza a pós-modernidade que tem solapado os alicerces da família. Os novos modelos de estruturação social e de comportamento têm desafiado a viabilidade da família conforme o modelo bíblico – a família convencional;

 

5.3- A Esperança da Família Deve Se Firmar no Senhor

5.3.1-  O que fazer num cenário igual ao do profeta Miquéias? É confiar que existe uma tênue luz que começa a brilhar: é a luz da esperança; não da esperança no homem, na sociedade, mas da esperança em Deus: “Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”

 

5.4- O Senhor Tem Uma Aliança Com As Nossas Famílias:

4.4.1- Ao chamar Abraão, Deus firmou com ele um concerto, dizendo: “ de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção:…” (Gn. 12: 2,3).

 

DE BEM COM A VIDA!

Como viver de bem com a vida, se as circunstâncias se tornam tão desfavoráveis? O fato de sermos crentes em Jesus não nos isenta de experimentar aflições, mas a Palavra de Deus nos ensina a enfrentar e superar as adversidades.

# Revisitando os lares de nossos heróis da fé na história da revelação de Deus. Qual deles revela ter usado a sabedoria e o equilíbrio em família?

Ex. Adão e Eva no Paraíso; Abraão e Sara  em atender o chamado divino; Isac e Rebeca no caso de Jacó e Esaú; Josué e sua Família  em permanecer em Deus; Moisés e Zípora, o abandono de sua família; Filipos e sua família em tomar a decisão de seguir a Jesus; Maria, mãe de Jesus na festa de casamento.

 

  1. BUSCANDO A SAÚDE FÍSICA E MENTAL EM SABEDORIA E EQUILÍBRIO

6.1- Quando as circunstâncias exigem a sabedoria e o equilíbrio na superação:

# Doenças Psicossomáticas: são doenças que se relacionam com a natureza física e a emocional:

. Do aparelho Digestivo: anorexia, bulimia, náusea, cólica e diarréia – traumas e estressada;

. Do aparelho respiratório: tosse, perturbações de linguagem, falta de ar e respiração ofegante;

. Do aparelho cardiovascular: Taquicardia ou hipertensões arteriais passageiras;

 

O QUE FAZER?

6.2- Compreender Que As Doenças São Parte de Nossa Vida:

Ex: a) Doença Física de Jó – Jo 19:25-27;

  1. b) As Dores de Davi – 38:1-10;
  2. c) As Doenças de Paulo – 2 Cor.12:7-10;
  3. d) As Doenças de Timóteo:

6.3- Utilizar Os Recurso Científicos Como Instrumentos de Deus para a nossa Saúde:

#Ensina a Bíblia que: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tg. 1:17);

 

 

6.4- Cultivar Uma Vida Saudável e Equilibrada:

# Uma Visão Integral da Vida– Não se pode conceber o organismo em compartimentos. Nossa saúde depende de estarmos bem em todas as áreas da vida;

# Uma Visão Equilibrada da Vida – Não se pode enfatizar demais uma área da vida em detrimento de outra;

# Uma Visão Feliz da Vida – “Ser Feliz!”

 

CONCLUSÃO:

 

Não podemos ignorar que os dias são maus e ameaçam a família. Entretanto, devemos pedir a Deus muita sabedoria e equilíbrio – Inteligência Emocional, para o enfrentamento diário. Devemos ainda, esperar no Deus de nossa Salvação, pois o Senhor tem uma ALIANÇA com nossas famílias, uma ALIANÇA estabelecida com Cristo, na qual, somos beneficiários como declara o Apóstolo Pedro, em Atos 2:39,  “Para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor,nosso Deus chamar.”

 

 

 

Curitiba, PR – 19 de Maio de 2018.

 

 

Rev. Mario Ramos

Pastor da Igreja Presbiteriana do Tatuquara

Curitiba-PR

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com