FILADÉLFIA: IGREJA FIEL E MISSIONÁRIA

Nº 189 BOLETIM DOMINICAL- 07  DE ABRIL DE 2019

FILADÉLFIA: IGREJA FIEL E MISSIONÁRIA – Apoc. 3:7-13

“Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta…” (vs.8a). Quem faz esta declaração auviçareira é o “que tem olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao bronze polido.” (Apoc. 2: 18c). “…o santo, o verdadeiro, aquele que tem a cheve de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguem abre.” (vs. 7). A palavra “filadéfia” significa “amor fraternal”. Esta cidade-igreja, é a menor de todas. Filadélfia, ficava uns 50 km a sudeste de Sardes. O deus principal era o Dionísio,o deus do vinho. “A chave de Davi.” A citação vem de Isaías 22:22; a chave é  símbolo de autoridade e poder. Só Jesus tem “a chave da morte e do inferno”. (Apoc. 1:18); Ele tem “a chave do reino” (Mt. 16:19). Qualquer ensino contrário é antiblico e falso na forma e no conteúdo. Jesus é a vitória sobre a morte e o mundo invisível (chave da morte e do inferno). Jesus é o cabeça da Casa de Davi, da Igreja e do Reino de Deus. É falso o ensino de que as chaves foram entregues a São Pedro e a Igreja. Só Jesus tem as chaves na sua mão. Ele é o único Senhor do tempo e do espaço; assim, somos livres e libertos. Filadélfia, representa a Igreja missionária e fiel no Séc XVI a Séc. XIX, quando o Espírito Santo, despertou poderosamente, pela Segunda vez, a igreja de Jesus Cristo. “Quardaste a minha Palavra, e não negaste o meu nome” (v.8). “Igreja jamais é exclusivista, NÃO NEGA, o Bendito nome do Senhor Jesus e a Sua missão redentora e humanitária; a Igreja é inclusivista. Quando a Igreja se torna excluvisa, se torna Sinagoga de Satanás. Neste sentido, em todas as épocas, o Diabo tem suas igrejas, seitas e grupos. Seus apóstolos se transfiguram em agentes de Cristo; o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz ( 2 Cor. 11:13,14). Hoje, no balcão da fé, pouco importa a fisionomia policrômica da promessa no mosaico bíblico que a recolheu pacientemente. O que nos choca é esta realidade sociopolítica, econômica, moral e religiosa no uivo da multidão sacrificada como ovelhas sem pastor. “Farei que venham e adorem prostrados a teus pés”(vs.9). É dulcíssima a vingança, quando pertence somente a Deus (Rm. 12:19). A perseguição mais amarga torna-se em prazer para os que se refugiam nessa consolação. “Eu te guardarei da hora da tentação…que há de vir sobre todo o mundo (vs10). É evidente que se refere a grande tribulação (Apoc.7:14). A igreja de portas abertas enfrenta riscos, mas tambem oportunidades de acolhimento.  Rev. Mario

 

Rev. Mario