CONVERTIDOS, OU SIMPLESMENTE CONVENCIDOS?

BOLETIM DOMINICAL- 12 DE MAIO DE 2013

CONVERTIDOS, OU SIMPLESMENTE CONVENCIDOS? Os. 6:1-6

O tema é excitante. Desafia uma reflexão sincera do crente daquilo que ele é, ou pensa ser. No texto acima, Israel (Efraim), passa por uma fase de crise de identidade. Se por um lado, o povo experimentava um período de prosperidade material, pelo outro, era grave a decadência espiritual. O profeta Oséias, que fora contemporâneo de Isaías e Miquéias,  ao longo de 50 anos de ministério, tratou do leal amor de Deus por Israel a despeito de sua contínua infidelidade. Tema este, aliás, retratado pela experiência conjugal do profeta, no Reino do Norte, com Jeroboão II, (782-753 a.C.) O resultado dramático, proveniente do pecado foi a queda de Israel (722 a.C.), sendo capturado e o povo levado a cativo pelos assírios. O apelo à sobriedade, apontava para o fato de que a vinda de Cristo é certa, tão certamente como surge a alva. E que as tentativas de auto-reforma feitas por Israel eram enganosas como a nuvem da manhã, aparece grande no horizonte, mas logo se dissipa (Vs.3-4). Naquele tempo do “Pacto das obras” – A Lei), não colide em nada hoje, com o “Pacto da Graça” – Jesus). Se em Jesus Cristo temos a salvação, pela graça de Deus por meio da fé (Ef. 2:8-9), pela lei de Deus, temos a orientação para todos (Sl. 119:1-12). Sabemos que a conversão é obra do Espírito Santo. Ele convence e converte. Nós somente pregamos, enquanto o Espírito Santo converte os eleitos. Tudo o que Deus faz dura eternamente. É firme. É absoluto. É definitivo. Nada se lhe pode acrescentar. Segundo a Bìblia, a fé vem pelo ouvir. Fé é dom de Deus. Quando acontece a pregação fiel do Evangelho de Cristo, quando a Palavra de Deus é anunciada com unção, lucidez, autoridade e poder, ela não volta vazia. Ela realiza o propósito de Deus. Aprendemos mais, que o Espírito Santos é quem convence do pecado, da justiça e do juizo (Jo. 16:6-11). Se voce conhece alguém que está em pecado e está com o coração duro e os olhos do entendimento cegados pelo deus deste século, ore ao Espírito Santo e peça a Ele que intervenha na situação. Deus sente conosco a nossa dor.  Deus se compadece e age. E quando Deus age, Ele altera as circunstâncias. Voce é uma pessoa convertida ao Senhor ou à igreja? Voce tem dado sinais de ser uma nova criatura? Rev. Mario Ramos