CONSTRUÇÃO FÍSICA E ESPIRITUAL

Nº 43 – BOLETIM DOMINICAL- 28 DE FEVEREIRO DE 2016

CONSTRUÇÃO FÍSICA E ESPIRITUAL – Ageu – 2:1-9

A tese central da mensagem do Profeta Ageu é a reconstrução do Templo. Aquele concluído por Salomão. Aqui a exortação aos líderes políticos, regiligiosos e a todo o povo era decorrente do fato de cada um correr para reformar e embelezar primeiro a sua casa, deixando em ruínas a Casa do Senhor. E ainda diziam: “ Não veio ainda o tempo, em que a Casa do Senhor deva ser edificada.” (Ag. 1:2). Que  triste quando se levanta contra Deus uma certa oposição aos planos do Senhor. Desdenha da Casa do Senhor. Despreza o progresso. Oposição sistemática a vontade de  Deus. A restauração física, externa, reflete muito o estado espiritual interno dos que constroem. Um povo cheio da graça faz a diferença. Um povo cheio de  ânimo, cheio de fé, cheio de amor e de Deus, quando se dispõe à obra faz muito mais do que pode e faz bem feito, com gosto, porque faz para Deus. É fácil constatar o estado de alma de uma pessoa pela sua aparência externa, pelo que ela fala, e como ela age. A atitude dessa pessoa denuncia o que ela de fato é e pensa. É lindo conviver com uma pessoa que se veste com gosto, tem um sorriso fácil, fala agradável, positiva, vê o que há de bom e o destaca. Assim acontece com uma igreja onde a construção física, externa, as reformas são feitas por um povo alegre, abençoado, esperitualmente restaurado e feliz. A nossa Igreja está em obras. Todavia, não podemos nos descuidar da vida espiritual. Esta está relacionada diretamente a grandeza da obra que realizamos para o Senhor. Não podemos recolher nossas mãos desta obra. Não podemos cruzar os braços quanto a sua conclusão. Não podemos olhar para a crise e feixar o bolso às necessiades da casa do Senhor. Esta é uma obra de fé, feita com arte e com gosto, oferencndo para Deus sempre o nosso melhor. Ageu disse sobre o Segundo templo, uma palavra muito formosa no vs. 9, do Cap 2, “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei paz, diz o Senhor dos Exércitos. A nossa oração é para que a presença do Senhor manifesta-se em nós; que a alegria do Senhor seja a nossa força e prosperidade.

Rev. Mario Ramos