CHAMADO AO ARREPENDIMENTO!

BOLETIM DOMINICAL- 03 DE MARÇO DE 2013

CHAMADO AO ARREPENDIMENTO! ( Zac. 1:1-6)

“Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos.(v.3).

 

Vimos na pastoral passado, que o chamado do profeta Isaías veio do Senhor dos Exércitos. Quem chama o povo ao arrependimento por boca do profeta Zacarias é o mesmo Senhor dos Exércitos. É a este Deus, que todos, grandes e pequenos, temos de prestar contas. A Bíblia está repleta de apelos, chamados e exortações ao arrependimento. O afastamento de Deus e dos seus caminhos e propósitos, leva o povo ao pecado. Quem se afasta de Deus se aproxima do mundo, do pecado e da morte. Só existe uma esperança: mudança. Mudança de vida, de atitude e de direção. A palavra arrependimento significa exatamente isso: Mudança. Não basta mudar por mudar. A nova direção precisa ser certa. Voltar-se para o Senhor e passar a viver de acordo com a Sua Palavra e andar nos seus santos e retos caminhos. Isto sim, é o arrependimento para a vida, o bíblico. Quem foi o Profeta Zacarias? Era filho de Berequias e neto de Ido. Pai e avô de Zacarias eram profetas do Santuário. Portanto, Zacarias era profeta de carreira, profeta oficial. Zacarias era contamporâneo de Ageu. Ambos tinham um objetivo que era de encorajar o povo que retornava do cativeiro babilônico na reconstrução do templo, que estivera suspenso desde 538 a.C. A palavra profética era uma severíssima repreensão ao povo. O zelo pela reconstrução do templo se havia esfriado. Cada um cuidava de seus próprios negócios e reformavam suas próprias casas, deixando a casa do Senhor em ruínas. Leia isso em Ageu! Essa lassidão, o desânimo pela obra do templo, foi visto como sintoma de deterioração espiritual, um desvio da presença de Deus e dos seus planos. A situação era de partir o coração. Justamente por causa deste pecado, o Senhor estava “em extremo desgosto com o país”, com a geração mais antiga. Eles estavam afrouxando as mãos de um coração devalido. Deus declara-Se irado! Eles não deram ouvidos ao apelo da voz do Senhor. “Tornai para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros” (v.3). Quem estava vivendo em pecado virou as costas para Deus mas Deus tambem está de costas virada para eles. E este é o drama maior do homem na atual sociedade…levar uma vida  FORA da Tutela de proteção divina. Diz o salmista: “Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas” – porém, é o amor divino que chama: “Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que ele tem feito por minha alma” (Sl 68: 11,16). Precisamos mostrar fruto de convertidos e não de convecidos. Deus está chamando hoje!

Rev. Mario