AS SETE TAÇAS DA CÓLERA DE DEUS

Nº 212 –  BOLETIM DOMINICAL – 22  SETEMBRO DE 2019

AS SETE TAÇAS DA CÓLERA DE DEUS – Ap. 16:1-21

O Juizo de Deus é consentâneo as Boas Novas do Evangelho. Portanto, necessário se faz a retenção da “Graça” (Hb.12:28-29). Nos anos 70/80, os escândalos sexuais e financeiros entre os tele-evangelistas J. Bakker, Jimmy Swaggart e Ted Haggar (2006), é evidente prova de que somente a Graça de Deus nos mantem de pé. Os falsos profetas de todas às épocas evidenciam o juízo de Deus. Deus ama o pecador, mas reprova e castiga o seu pecado. Deus é a um só tempo, amor e justiça. Esta é a essência de toda a teologia. Eis os dois lados do mesmo Evangelho. A morte de Cristo é justiça e amor. É salvação e condenação. As sete taças é a última série de juízos. Os sete selos representavam a abertura dos eternos propósitos de Deus; as sete trombetas, os atos de Seu juízo. A cena o conduzirá ao tenebroso Egito do incrédulo e rebelde Faraó com o coração endurecido cada vez mais contra Deus e Mosés. Só deixou Israel sair depois de receber golpe sobre golpe da mão divina. De igual forma, o Anti-Cristo abandonará o seu domínio diabólico sobre o mundo, após a consumação das sete taças de Ira de Deus. “…a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso.” (v.14c). O Armagedom “decepar e matar” é uma campanha composta de várias batalhas (Zc.14:2) bemo como a batalha final (Ap.16:16). O monte de megido, está junto à cidade à extremidade da planície de Esdrelom. Ali ocorrera histórico confronto entre Baraque e os cananeus (Jz.4), entre Gideão e os midianitas (Jz.7). Quando ali esteve no Séc. XIX, Napoleão Banaparte, exclamou do alto do Megido: “ aqui num só tempo, cabe todos os exércitos do mundo”. As taças da cólera de Deus estão se enchendo. A pessoa vai pecando, agindo rebeldemente, ferindo a Palavra de Deus, fazendo sofrer a obra de Deus, resistindo os anjos de Deus, favorecendo a obra do diabo, trazendo os sinais da Besta, do Anti-Cristo, do falso profeta, do homem da iniquidade, rebelde e contumáz na desobediência – e a taça da ira de Deus vai se enchendo, até chegar ao ponto de extravasar e de se derramar. Cuidado com sua rebeldia! Voce e eu, sabemos que não é comum lembrar este aspécto de Deus. É preferencial falar do seu amor, da sua bondade, da sua misericórdia. Não tenha Deus por concessivo e até permissivo. Deus gosta de voce; mas não, necessariamente, da sua situação ou atitude. Se voce já pertence ao Senhor e tem o selo de Deus, não se assuste com o drama dos sete flagelos. Agora, se voce está separado de Deus, indiferente, rebelado contra Ele e contra os propósitos de Deus, vivendo no pecado, cuidado com as sete taças de Deus. É tempo de arrependimento. Deus é amor! Deus é justiça!      Rev. Mario Ramos