AGENDA DA LIDERANÇA DA IGREJA PARA  2019

AGENDA DA LIDERANÇA DA IGREJA PARA  2019

I – planejamento:

Olá,..

Seja bem-vindo, neste encontro de planejamento para que a sua Igreja tenha uma AGENDA que possa nos permitir no decurso do ano um trabalho com a participação de todos nós com os mesmos objetivos. A igreja reconhece a importância de sua presença e contribuição com ideias e sugestões nesta elaboração. Vamos juntos sonharmos o sonho de Deus para nossas vidas,  Igreja e a Evangelização de nosso bairro. Queremos e vamos crescer de maneira holística, integral e integrado. O Crescimento que vem de Deus. Para a glória do Senhor e o regozijo de nossa alma.

Elementos da Pauta:

GRUPO DE LOUVOR

  1. Composição no Altar: Instrumentistas e Vocalista (Ensaios e oração)
  2. Descobrindo novos talentos permitindo a integração e a renovação da Equipe;
  3. Questões disciplinares dos integrantes, uso e volume instrumental;
  4. Treinamento e valorização da inódia – Hinos Sacros e cânticos avulsos;
  5. Treinamento e escala na operação do Data Show;
  6. Compartilhar com o Pastor da Igreja novos cânticos avulsos que sejam admitidos à liturgia. (Teologia Bíblica, português e conteúdo);
  7. Revezamento dominical – Vocalistas e Instrumentistas;
  8. Saídas da Equipe a convite ou empréstimos de qualquer instrumento ou objeto da Igreja, somente com autorização do Conselho.

(Obs.: Manter o celular no horário de Culto sempre no vibra cal.

  1. Outras sugestões: (?) Use o verso da folha…

 

Primeira Etapa do Projeto/2019:

 

# Políticas, Métodos e Estratégias:

  1. Divulgar a Igreja e sua Programação pela mídia;
  2. Elaboração de Boletins Dominicais e uso da Internet e outros multimídia;
  3. Acabamento da obra da igreja – Pátio;
  4. Participação da Igreja: Participação, oração e contribuição;

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL:

# Dinâmica:  09:30 min. Oração e Devocional; às 10hs Escola Bíblica

  1. Superintendência: Conselho da Igreja;
  2. Classes de Adultos;
  3. Classes de Jovens e Adolescentes;
  4. Classe de Discipulado e Integração;
  5. Departamento Infantil;
  6. Escola Bíblica de Férias (Julho);
  7. Otimização de espaço e distribuição de classes;
  8. Investimento e Utilização de material Pedagógico;
  9. Corpo Docente e Preparo Didático.
  10. Sugestões no verso da folha(?) ……..

 

TRABALHOS REGULARES DA IGREJA:

# Atividades:

  1. Culto nos Lares e Grupos Familiares (estudos direcionados ) às 20hs;
  2. Reunião de Oração na Igreja (Quintas Feiras às 20hs);
  3. Culto Vespertino Público e Solene ( Domingos às 19hs);
  4. Celebração dos Sacramentos (Ceia e Batismo Cristão) 1ºs Dom, às 19hs;
  5. Realização das Assembléias Domingos à noite;
  6. Reunião do Conselho da Igreja – Domingos das 09 às 10hs;
  7. Observação e comemoração de datas Litúrgicas e Comemorativas;
  8. Organização das Sociedades Internas e Reuniões especiais;
  9. Recreação, Lazer, esporte e Retiros – Elaborar Calendário;
  10. Utilização do Restaurante para Programação do Nível;
  11. Utilização de Colégio Municipal e Estadual da região;
  12. Comemoração dos Aniversariantes do Bimestre em Culto Vespertino;
  13. Sugestões: use o verso da folha (?)…..

 

IMPÁCTO EVANGELISTICO – INTERNO E EXTERNO:

# Dinâmica da Igreja:

  1. Identificação da Denominação: Por que sou Presbiteriano?
  2. Divulgação da Igreja Local: Site, Facebook, E-mail, Whats, Fone, Banner, Faixas e Placas nas Ruas, etc;
  3. Trabalhos ao Ar Livre: Praça, Escolas, Hospital, Presídios e Residências e instituições;
  4. Intercâmbios com Igrejas co-irmãs e conferências;
  5. Sociabilidade e integração no Templo – filmes e gincanas;
  6. Ministério de oração na Igreja, e;
  7. Tesouraria e relacionamento Financeiro e método;
  8. Sugestões: Use o verso da folha (?)…..

 

AÇÃO PASTORAL, ENSINO, VISITA E ATENDIMENTO:

# Ação Pastoral;

  1. Confecção dos Boletins Semanais (Instrumento Oficial de comunicação da igreja) Mensagens, notícias gerais e liturgia do Culto do Senhor;
  2. Pregação, ensino e oração nos trabalhos regulares;
  3. Professor da classe dos adultos;
  4. Curso de Liderança e Curso para Oficiais da Igreja;
  5. Atendimento Pastoral e Aconselhamento agendado na igreja.
  6. Visitas e atendimentos na Igreja sendo agendados;
  7. Participação nos Concílios da Igreja; e
  8. Sugestões: Use o verso da folha (?)…..

 

IGREJA E SUA AÇÃO SOCIAL/EVANGELISTICA:

# Políticas, Métodos e Estratégias

 

  1. Ação do Conselho e dos Presbíteros: Art. 51 e Alíneas “a” a “h” da CI/IPB;
  2. Ação da Junta Diaconal: Art. 53, Alíneas “a” a “d” e seu Regimento Interno;
  3. Ação Social e Educacional através do Conselho da Igreja;
  4. Campanha de agasalhos e alimentos nos meses de inverno com os Diáconos;
  5. Fazendo o Natal Feliz das crianças em Dezembro – presentes;
  6. Encaminhamento de pessoas portadoras de dependências químicas com autorização e acompanhamento de familiares, sem ônus à igreja;
  7. Convênios com Instituições idôneas e ou parceria para cumprir a letra “f”;
  8. Palestras na Igreja para a Comunidade e Sociedade sobre matéria de interesse, seja informação, prevenção e orientação;
  9. Conduzir os necessitados de Documentação Pessoal à Rua da Cidadania e orientá-los quanto ao mercado de trabalho; e
  10. Sugestões: Use o verso da Folha (?)…..

 

OBS.: Em hipóteses alguma o Templo será emprestado a qualquer atividade ou pessoa sem a prévia autorização do Conselho, ouvido o Pastor da Igreja.

 

AÇÃO MINISTERIAL DA IGREJA/2019:

 

# Dinâmica do Ministério e provimento da obra através da Liderança:

  1. Nomear membros da igreja para ministérios sendo necessário;
  2. Nomear Comissão de Exames de Contas da Tesouraria;
  3. Nomear professores de Classes à medida da necessidade;
  4. Zelar pela boa Ordem do Culto e recepção dos visitantes;
  5. Zelar para que os Oficiais cumpram suas incumbências;
  6. Manter o salão de Culto e dependência interior sempre limpo e em condições de uso;
  7. Jamais atender celular dentro da Igreja estando em atividade e se mantiver ligado no silencioso;
  8. Cuidar para que o uso dos banheiros esteja em ordem, limpo e agradável;
  9. Manter a Cozinha ao uso restrito de sua finalidade;
  10. Sugestões: Use o verso da folha (?)…..

 

ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA IGREJA:

# “Modus Operandi” para a Convivência saudável da Comunidade:

  1. Decisões na Igreja: Pastoral e ou Conciliar (Conselho da Igreja);
  2. Questões de disciplina e Ordem do Culto Junta Diaconal;
  3. A saudação na entrada do templo em meia voz e objetivo;
  4. Não utilizar qualquer instrumento musical antes ou após as atividades;
  5. Buscar o assento e se preparar em oração no início dos trabalhos;
  6. Jamais estar mascando chicletes ou similares dentro da Igreja;
  7. Em dias chuvosos deixar à entrada do salão sobrinha e guarda-chuva;
  8. Não retirar a criança do templo por causa do choro;
  9. Leia o boletim de sua Igreja e esteja bem informado;
  10. Comunique ao seu pastor sobre noticias de atividades da Igreja para ser publicado;
  11. Ligar para o Pastor da Igreja qualquer dia e hora, em caso de emergência, enfermidade, ou para os Presbíteros;
  12. Procurar o Tesoureiro para receber o seu Envelope de Dízimos e ou de Ofertas e nos casos de dúvidas sobre despesas;
  13. Será afixado no quadro de avisos, mensalmente, o balancete financeiro da tesouraria;
  14. Sugestões: Use o verso da folha (?)…

ATENÇÃO!!!

 

Qualquer despesa ou investimento que seja, por conta da Tesouraria da Igreja, somente com aprovação do Conselho e anuência do Tesoureiro. E quando aprovado, será obrigatório o comprovante fiscal ou mesmo nota de balcão timbrado ou ticket.

Ao contrário, desde já, não haverá a restituição do valor. Por favor, compreenda e colabore!

 

JUNTA DIACONAL

 

  1. Designar duas (02) mulheres Piedosas para auxiliar no serviço da diaconia da Igreja ( Art. 83, Alínea “x” da CI/IPB);
  2. Promover escalas de Diáconos e Diaconisas no púlpito e no plantão;
  3. Estender a vigilância da Diaconia até à Rua Odette Dubard, em razão dos carros de visitantes e membros da Igreja;
  4. Traçar programação de ação social p/ o semestre;
  5. Por ocasião da Santa Ceia, apresentar-se, preferencialmente, de palitó, ou socialmente com mangas compridas;
  6. Na igreja, observar o tratamento com os demais oficiais pelo título (Pastor, Presbítero e Diácono); : Bom dia, Diácono Allan!
  7. Prestar relatório, trimestralmente, de suas atividades de Diácono;

ESCOLA B. DOMINICAL

Uso da Revista da Diadaquê – como método e conteúdo no ensino

  1. Avaliar e rever a presença dos professores;
  2. Avaliar e rever a presença e a participação dos alunos;
  3. Avaliar e discutir quanto ao material pedagógico utilizado;
  4. Avaliar e discutir quanto ao horário da Escola B. Dominical;
  5. Avaliar e rever quanto ao lanche oferecido e sua preparação;
  6. Avaliar e discutir quanto ao aproveitamento e desenvolvimento, dentro das referidas classes;
  7. Avaliar e discutir quanto ao material de apoio empregado e as condições das salas e do ambiente;
  8. Avaliar e promover no semestre, a dinâmica (Comemoração/homenagem) dentro da Escola – Calendário Litúrgico e Comemorativo;
  9. Avaliar e promover campanha interna de motivação aos membros na participação da Escola Bíblica Dominical;
  10. Promover uma concorrência do tipo: mais visitantes, decorar texto, fazer apresentação individual ou coletivo – valendo presentes ao grupo ou a pessoa vencedora;
  11. Sugestões: Use o verso da folha (?)…

 

CONSELHO DA IGREJA

 

  1. Presença dos Oficiais em todas as programações, cabendo justificativas, em caso de motivo de força maior;
  2. Escala de Presbíteros no púlpito;
  3. Relatório de atividades de Presbítero, trimestralmente, ao Conselho;
  4. Relatório dos Atos Pastorais, trimestralmente, ao Conselho;
  5. Relatório Anual (Novembro) da Junta Diaconal ao Conselho;

 

DA MESA DO CONSELHO

 

  1. Viabilizar todas as atividades da Agenda/Programação 2019;
  2. Planejar, organizar e executar métodos de divulgação da igreja em carro de som; Adesivos; Panfletos; placas em locais estratégicos e na Internet, Whats, Fones (Site, Face e E-mail);
  3. Desenvolver práticas evangelísticas com a igreja;
  4. Observar e procurar pelos crentes faltosos, visitá-los e apascentá-los;
  5. Por ocasião da Santa Ceia, apresentar-se, preferencialmente, de palitó, ou socialmente, de mangas compridas;
  6. Designar mulheres piedosas ao serviço Diaconal ( Art. 83 Alínea “x” da CI/IPB;
  7. Manter em ordem e atual – Documentação de Propriedade como Contrato, Escrituras, Registros, etc.;
  8. Manter atualizado – Relação Patrimonial da igreja;
  9. Manter atualizado Relação de Membros da Igreja;
  10. Receber em doação os bens fungíveis e infungíveis e providenciar a documentação (Conselho da Igreja e Assembléia Extraordinária);
  11. Realizar o Mapeamento da região para Evangelizar, administrar e divulgar a Igreja;
  12. Fazer um levantamento na região mapeada, estabelecendo os “Pontos” “fracos e fortes” – oportunidades/necessidades;
  13. Manter atual e em ordem a Documentação da Tesouraria e Despachante;
  14. Manter em ordem o CNPJ, documentação em dia a Receita Federal e atualização de documentação à Caixa Econômica Federal.
  15. Manter a igreja bem informada sobre a realização da obra da Construção da Sede , Orçamentos, métodos para alocação de verbas e relatório parcial e Relatório final.
  16. “Exigir que os oficiais e membros sob sua direção cumpram fielmente suas obrigações”. (CI/IPB Art. 83, alínea “i”);
  17. Incluir na agenda da igreja, desenvolver e realizar um audacioso Projeto Social voltado para a educação – Uma Escola Presbiteriana na região;
  18. Tomar medidas de iniciação a nível de “Parceria”, “Convênio”, “Contrato” com Instituições idôneas, para tornar viável a Escola;
  19. Estabelecer contato com a ANEP, Associação Nacional de Escolas Presbiterianas, no sentido de encaminhar o Projeto Templo/Escola;
  20. Encaminhar à Prefeitura do Município, via Câmara de Vereadores, o Projeto Escola já concebido, pleiteando, a doação de um terreno destinado com exclusividade à Escola; e
  21. Sugestões: Use o verso da folha (?) …..

 

MINISTÉRIOS QUE SERÃO CRIADOS/CONSELHO:

  1. De Oração;
  2. De Evangelização;
  3. De Ensino, Cultura e Educação;
  4. De Markenting e divulgação;
  5. De Ação Social;
  6. De Administração e Finanças.

ATENÇÃO!!!  Esta reunião se dará em duas fases: a Primeira na Igreja, onde recebemos a AGENDA, a informação e como devemos participar. A segunda será em casa, quando vamos contribui anotando e enviando ao Conselho nossas sugestões. O Conselho se reunirá e promulgará a programação e projetos da Igreja/2017. Teremos até o domingo dia 26/02 à noite para a entrega das sugestões ao Pastor ou por E-mail. Obrigado por sua participação. Deus o (a) abençoe grandemente!

 

Curitiba-PR,  30 de Março de 2019.

 

Rev. Mario Ramos

Pastor da Igreja

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