AGENDA DA LIDERANÇA DA IGREJA PARA 2019
AGENDA DA LIDERANÇA DA IGREJA PARA 2019
I – planejamento:
Olá,..
Seja bem-vindo, neste encontro de planejamento para que a sua Igreja tenha uma AGENDA que possa nos permitir no decurso do ano um trabalho com a participação de todos nós com os mesmos objetivos. A igreja reconhece a importância de sua presença e contribuição com ideias e sugestões nesta elaboração. Vamos juntos sonharmos o sonho de Deus para nossas vidas, Igreja e a Evangelização de nosso bairro. Queremos e vamos crescer de maneira holística, integral e integrado. O Crescimento que vem de Deus. Para a glória do Senhor e o regozijo de nossa alma.
Elementos da Pauta:
GRUPO DE LOUVOR
- Composição no Altar: Instrumentistas e Vocalista (Ensaios e oração)
- Descobrindo novos talentos permitindo a integração e a renovação da Equipe;
- Questões disciplinares dos integrantes, uso e volume instrumental;
- Treinamento e valorização da inódia – Hinos Sacros e cânticos avulsos;
- Treinamento e escala na operação do Data Show;
- Compartilhar com o Pastor da Igreja novos cânticos avulsos que sejam admitidos à liturgia. (Teologia Bíblica, português e conteúdo);
- Revezamento dominical – Vocalistas e Instrumentistas;
- Saídas da Equipe a convite ou empréstimos de qualquer instrumento ou objeto da Igreja, somente com autorização do Conselho.
(Obs.: Manter o celular no horário de Culto sempre no vibra cal.
- Outras sugestões: (?) Use o verso da folha…
Primeira Etapa do Projeto/2019:
# Políticas, Métodos e Estratégias:
- Divulgar a Igreja e sua Programação pela mídia;
- Elaboração de Boletins Dominicais e uso da Internet e outros multimídia;
- Acabamento da obra da igreja – Pátio;
- Participação da Igreja: Participação, oração e contribuição;
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL:
# Dinâmica: 09:30 min. Oração e Devocional; às 10hs Escola Bíblica
- Superintendência: Conselho da Igreja;
- Classes de Adultos;
- Classes de Jovens e Adolescentes;
- Classe de Discipulado e Integração;
- Departamento Infantil;
- Escola Bíblica de Férias (Julho);
- Otimização de espaço e distribuição de classes;
- Investimento e Utilização de material Pedagógico;
- Corpo Docente e Preparo Didático.
- Sugestões no verso da folha(?) ……..
TRABALHOS REGULARES DA IGREJA:
# Atividades:
- Culto nos Lares e Grupos Familiares (estudos direcionados ) às 20hs;
- Reunião de Oração na Igreja (Quintas Feiras às 20hs);
- Culto Vespertino Público e Solene ( Domingos às 19hs);
- Celebração dos Sacramentos (Ceia e Batismo Cristão) 1ºs Dom, às 19hs;
- Realização das Assembléias Domingos à noite;
- Reunião do Conselho da Igreja – Domingos das 09 às 10hs;
- Observação e comemoração de datas Litúrgicas e Comemorativas;
- Organização das Sociedades Internas e Reuniões especiais;
- Recreação, Lazer, esporte e Retiros – Elaborar Calendário;
- Utilização do Restaurante para Programação do Nível;
- Utilização de Colégio Municipal e Estadual da região;
- Comemoração dos Aniversariantes do Bimestre em Culto Vespertino;
- Sugestões: use o verso da folha (?)…..
IMPÁCTO EVANGELISTICO – INTERNO E EXTERNO:
# Dinâmica da Igreja:
- Identificação da Denominação: Por que sou Presbiteriano?
- Divulgação da Igreja Local: Site, Facebook, E-mail, Whats, Fone, Banner, Faixas e Placas nas Ruas, etc;
- Trabalhos ao Ar Livre: Praça, Escolas, Hospital, Presídios e Residências e instituições;
- Intercâmbios com Igrejas co-irmãs e conferências;
- Sociabilidade e integração no Templo – filmes e gincanas;
- Ministério de oração na Igreja, e;
- Tesouraria e relacionamento Financeiro e método;
- Sugestões: Use o verso da folha (?)…..
AÇÃO PASTORAL, ENSINO, VISITA E ATENDIMENTO:
# Ação Pastoral;
- Confecção dos Boletins Semanais (Instrumento Oficial de comunicação da igreja) Mensagens, notícias gerais e liturgia do Culto do Senhor;
- Pregação, ensino e oração nos trabalhos regulares;
- Professor da classe dos adultos;
- Curso de Liderança e Curso para Oficiais da Igreja;
- Atendimento Pastoral e Aconselhamento agendado na igreja.
- Visitas e atendimentos na Igreja sendo agendados;
- Participação nos Concílios da Igreja; e
- Sugestões: Use o verso da folha (?)…..
IGREJA E SUA AÇÃO SOCIAL/EVANGELISTICA:
# Políticas, Métodos e Estratégias
- Ação do Conselho e dos Presbíteros: Art. 51 e Alíneas “a” a “h” da CI/IPB;
- Ação da Junta Diaconal: Art. 53, Alíneas “a” a “d” e seu Regimento Interno;
- Ação Social e Educacional através do Conselho da Igreja;
- Campanha de agasalhos e alimentos nos meses de inverno com os Diáconos;
- Fazendo o Natal Feliz das crianças em Dezembro – presentes;
- Encaminhamento de pessoas portadoras de dependências químicas com autorização e acompanhamento de familiares, sem ônus à igreja;
- Convênios com Instituições idôneas e ou parceria para cumprir a letra “f”;
- Palestras na Igreja para a Comunidade e Sociedade sobre matéria de interesse, seja informação, prevenção e orientação;
- Conduzir os necessitados de Documentação Pessoal à Rua da Cidadania e orientá-los quanto ao mercado de trabalho; e
- Sugestões: Use o verso da Folha (?)…..
OBS.: Em hipóteses alguma o Templo será emprestado a qualquer atividade ou pessoa sem a prévia autorização do Conselho, ouvido o Pastor da Igreja.
AÇÃO MINISTERIAL DA IGREJA/2019:
# Dinâmica do Ministério e provimento da obra através da Liderança:
- Nomear membros da igreja para ministérios sendo necessário;
- Nomear Comissão de Exames de Contas da Tesouraria;
- Nomear professores de Classes à medida da necessidade;
- Zelar pela boa Ordem do Culto e recepção dos visitantes;
- Zelar para que os Oficiais cumpram suas incumbências;
- Manter o salão de Culto e dependência interior sempre limpo e em condições de uso;
- Jamais atender celular dentro da Igreja estando em atividade e se mantiver ligado no silencioso;
- Cuidar para que o uso dos banheiros esteja em ordem, limpo e agradável;
- Manter a Cozinha ao uso restrito de sua finalidade;
- Sugestões: Use o verso da folha (?)…..
ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA IGREJA:
# “Modus Operandi” para a Convivência saudável da Comunidade:
- Decisões na Igreja: Pastoral e ou Conciliar (Conselho da Igreja);
- Questões de disciplina e Ordem do Culto Junta Diaconal;
- A saudação na entrada do templo em meia voz e objetivo;
- Não utilizar qualquer instrumento musical antes ou após as atividades;
- Buscar o assento e se preparar em oração no início dos trabalhos;
- Jamais estar mascando chicletes ou similares dentro da Igreja;
- Em dias chuvosos deixar à entrada do salão sobrinha e guarda-chuva;
- Não retirar a criança do templo por causa do choro;
- Leia o boletim de sua Igreja e esteja bem informado;
- Comunique ao seu pastor sobre noticias de atividades da Igreja para ser publicado;
- Ligar para o Pastor da Igreja qualquer dia e hora, em caso de emergência, enfermidade, ou para os Presbíteros;
- Procurar o Tesoureiro para receber o seu Envelope de Dízimos e ou de Ofertas e nos casos de dúvidas sobre despesas;
- Será afixado no quadro de avisos, mensalmente, o balancete financeiro da tesouraria;
- Sugestões: Use o verso da folha (?)…
ATENÇÃO!!!
Qualquer despesa ou investimento que seja, por conta da Tesouraria da Igreja, somente com aprovação do Conselho e anuência do Tesoureiro. E quando aprovado, será obrigatório o comprovante fiscal ou mesmo nota de balcão timbrado ou ticket.
Ao contrário, desde já, não haverá a restituição do valor. Por favor, compreenda e colabore!
JUNTA DIACONAL
- Designar duas (02) mulheres Piedosas para auxiliar no serviço da diaconia da Igreja ( Art. 83, Alínea “x” da CI/IPB);
- Promover escalas de Diáconos e Diaconisas no púlpito e no plantão;
- Estender a vigilância da Diaconia até à Rua Odette Dubard, em razão dos carros de visitantes e membros da Igreja;
- Traçar programação de ação social p/ o semestre;
- Por ocasião da Santa Ceia, apresentar-se, preferencialmente, de palitó, ou socialmente com mangas compridas;
- Na igreja, observar o tratamento com os demais oficiais pelo título (Pastor, Presbítero e Diácono); : Bom dia, Diácono Allan!
- Prestar relatório, trimestralmente, de suas atividades de Diácono;
ESCOLA B. DOMINICAL
Uso da Revista da Diadaquê – como método e conteúdo no ensino
- Avaliar e rever a presença dos professores;
- Avaliar e rever a presença e a participação dos alunos;
- Avaliar e discutir quanto ao material pedagógico utilizado;
- Avaliar e discutir quanto ao horário da Escola B. Dominical;
- Avaliar e rever quanto ao lanche oferecido e sua preparação;
- Avaliar e discutir quanto ao aproveitamento e desenvolvimento, dentro das referidas classes;
- Avaliar e discutir quanto ao material de apoio empregado e as condições das salas e do ambiente;
- Avaliar e promover no semestre, a dinâmica (Comemoração/homenagem) dentro da Escola – Calendário Litúrgico e Comemorativo;
- Avaliar e promover campanha interna de motivação aos membros na participação da Escola Bíblica Dominical;
- Promover uma concorrência do tipo: mais visitantes, decorar texto, fazer apresentação individual ou coletivo – valendo presentes ao grupo ou a pessoa vencedora;
- Sugestões: Use o verso da folha (?)…
CONSELHO DA IGREJA
- Presença dos Oficiais em todas as programações, cabendo justificativas, em caso de motivo de força maior;
- Escala de Presbíteros no púlpito;
- Relatório de atividades de Presbítero, trimestralmente, ao Conselho;
- Relatório dos Atos Pastorais, trimestralmente, ao Conselho;
- Relatório Anual (Novembro) da Junta Diaconal ao Conselho;
DA MESA DO CONSELHO
- Viabilizar todas as atividades da Agenda/Programação 2019;
- Planejar, organizar e executar métodos de divulgação da igreja em carro de som; Adesivos; Panfletos; placas em locais estratégicos e na Internet, Whats, Fones (Site, Face e E-mail);
- Desenvolver práticas evangelísticas com a igreja;
- Observar e procurar pelos crentes faltosos, visitá-los e apascentá-los;
- Por ocasião da Santa Ceia, apresentar-se, preferencialmente, de palitó, ou socialmente, de mangas compridas;
- Designar mulheres piedosas ao serviço Diaconal ( Art. 83 Alínea “x” da CI/IPB;
- Manter em ordem e atual – Documentação de Propriedade como Contrato, Escrituras, Registros, etc.;
- Manter atualizado – Relação Patrimonial da igreja;
- Manter atualizado Relação de Membros da Igreja;
- Receber em doação os bens fungíveis e infungíveis e providenciar a documentação (Conselho da Igreja e Assembléia Extraordinária);
- Realizar o Mapeamento da região para Evangelizar, administrar e divulgar a Igreja;
- Fazer um levantamento na região mapeada, estabelecendo os “Pontos” “fracos e fortes” – oportunidades/necessidades;
- Manter atual e em ordem a Documentação da Tesouraria e Despachante;
- Manter em ordem o CNPJ, documentação em dia a Receita Federal e atualização de documentação à Caixa Econômica Federal.
- Manter a igreja bem informada sobre a realização da obra da Construção da Sede , Orçamentos, métodos para alocação de verbas e relatório parcial e Relatório final.
- “Exigir que os oficiais e membros sob sua direção cumpram fielmente suas obrigações”. (CI/IPB Art. 83, alínea “i”);
- Incluir na agenda da igreja, desenvolver e realizar um audacioso Projeto Social voltado para a educação – Uma Escola Presbiteriana na região;
- Tomar medidas de iniciação a nível de “Parceria”, “Convênio”, “Contrato” com Instituições idôneas, para tornar viável a Escola;
- Estabelecer contato com a ANEP, Associação Nacional de Escolas Presbiterianas, no sentido de encaminhar o Projeto Templo/Escola;
- Encaminhar à Prefeitura do Município, via Câmara de Vereadores, o Projeto Escola já concebido, pleiteando, a doação de um terreno destinado com exclusividade à Escola; e
- Sugestões: Use o verso da folha (?) …..
MINISTÉRIOS QUE SERÃO CRIADOS/CONSELHO:
- De Oração;
- De Evangelização;
- De Ensino, Cultura e Educação;
- De Markenting e divulgação;
- De Ação Social;
- De Administração e Finanças.
ATENÇÃO!!! Esta reunião se dará em duas fases: a Primeira na Igreja, onde recebemos a AGENDA, a informação e como devemos participar. A segunda será em casa, quando vamos contribui anotando e enviando ao Conselho nossas sugestões. O Conselho se reunirá e promulgará a programação e projetos da Igreja/2017. Teremos até o domingo dia 26/02 à noite para a entrega das sugestões ao Pastor ou por E-mail. Obrigado por sua participação. Deus o (a) abençoe grandemente!
Curitiba-PR, 30 de Março de 2019.
Rev. Mario Ramos
Pastor da Igreja
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