AGENDA DA LIDERANÇA DA IGREJA – FEVEREIRO DE 2015

AGENDA DA LIDERANÇA DA IGREJA – FEVEREIRO DE 2015

I – planejamento:

Olá,..

Seja bem-vindo, neste encontro de planejamento para que a sua Igreja tenha uma AGENDA que possa nos permitir no decurso do ano o trabalho engajado de todos nós com os mesmos objetivos. A igreja reconhece a importância de sua presença e contribuição com idéias e sugestões nesta elaboração. Vamos juntos sonharmos o sonho de Deus para nossas vidas e para nossa amada Igreja.

Elementos da Pauta:

GRUPO DE LOUVOR

  1. Composição no Altar: Instrumentistas e Vocalista (Ensaios e oração)
  2. Descobrindo novos talentos permitindo a integração e a renovação da Equipe;
  3. Questões disciplinares dos integrantes, uso e volume instrumental;
  4. Treinamento e valorização da inódia – Hinos Sacros;
  5. Treinamento e escala na operação do DataShwou;
  6. Compartilhar com o Pastor da Igreja novos cânticos avulsos que sejam admitidos à liturgia. (Teologia Bíblica, português e conteúdo);
  7. Revezamento dominical – Vocalistas e Instrumentistas;
  8. Saídas da Equipe a convite ou empréstimos de qualquer instrumento ou objeto da Igreja, somente com autorização do Conselho.

(Obs.: Manter o celular no horário de Culto sempre no vibra cal.

  1. Outras sugestões: (?)  Use o verso da folha…

 

COMISSÃO DE AQUISIÇÃO DA SEDE PRÓPRIA:

Relator: Presb. Milton Cruz

Rev. Mario Ramos

Diac. Roberto Vitorino

 

Primeira Etapa do Projeto/2015:

# Políticas, Métodos e Estratégias à aquisição do imóvel:

a)      Participação da Igreja: Participação, oração e contribuição;

b)      Aporte financeiro do Presbitério (PPIG);

c)      Prefeitura de Curitiba: Desapropriação e Doação;

d)      Parceria com Dep. Estadual e Vereadores do Município;

e)      Abertura de Conta Corrente – Banco escolhido pelo Conselho; e

f)       Organização da Igreja em Pessoa Jurídica – (CNPJ).

Segunda Etapa do Projeto/2016:

# Estudo a ser realizado a Curto, a Médio e a Longo Prazo.

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL:

# Dinâmica:  09:30 min. Oração e Devocional; às 10hs Escola Bíblica

a)      Superintendência: Conselho da Igreja;

b)      Classes de Adultos;

c)      Classes de Jovens e Adolescentes;

d)      Classe de Discipulado e Integração;

e)      Departamento Infantil;

f)       Escola Bíblica de Férias (Julho);

g)      Otimização de espaço e distribuição de classes;

h)      Investimento e Utilização de material Pedagógico;

i)        Corpo Docente e Preparo  Didático.

j)        Sugestões no verso da folha(?) ……..

 

TRABALHOS REGULARES DA IGREJA:

                       # Atividades:

A)     Culto nos Lares e Grupos Familiares (estudos direcionados ) 20hs

B)     Reunião de Oração na Igreja (Sexta Feira às 20hs)

C)     Culto Vespertino Público e Solene ( Domingo 19hs)

D)     Ministração dos Sacramentos (Ceia e Batismo Cristão) 1ºs Domingos;

E)      Realização das Assembléias convocação pelo Conselho;

F)      Reunião do Conselho da Igreja, convocação do Pastor-Presidente;

G)     Observação e comemoração de datas Litúrgicas e comemorativas;

H)     Organização das Sociedades Internas e Reuniões especiais;

I)        Recreação, Lazer, esporte e Retiros;

J)       Sugestões:  use o verso da folha (?)…..

 

EVANGELIZAÇÃO – INTERNO E EXTERNO:

# Dinâmica da Igreja:

a)      Identificação da Denominação: Por que sou Presbiteriano?

b)      Divulgação da Igreja Local: Site, Facebook, E-mail, Fone, Banner etc;

c)      Trabalhos ao Ar Livre: Praça, Escolas, Hospital, Presídios e Residências e instituições;

d)      Intercâmbios com Igrejas co-irmãs e conferências;

e)      Social e integração no templo;

f)       Ministério de oração na Igreja; e

g)      Sugestões: Use o verso da folha (?)…..

AÇÃO PASTORAL, ENSINO E ATENDIMENTO:

# Ação Pastoral;

a)      Confecção dos Boletins Semanais (Instrumento Oficial de comunicação da igreja) Mensagens, notícias gerais e liturgia do Culto do Senhor;

b)      Pregação, ensino e oração nos trabalhos regulares;

c)      Professor da classe dos adultos;

d)      Curso de liderança e Curso para oficiais da igreja;

e)       Atendimento pastoral e aconselhamento agendado na igreja.

f)       Visitas e presenças  agendados;

g)      Participação nos Concílios da Igreja; e

h)      Sugestões: Use o verso da folha (?)…..

 

IGREJA E SUA AÇÃO SOCIAL/EVANGELISTICA:

# Políticas, Métodos e Estratégias

a)      Ação do Conselho e dos Presbíteros: Art. 51 e Alíneas “a” a “h” da CI/IPB;

b)      Ação da Junta Diaconal: Art. 53, Alíneas “a” a “d” e seu Regimento Interno;

c)      Ação Social Educacional (Projeto Pr. Jose Luiz Stuts), Conselho da Igreja;

d)      Campanha de agasalhos e alimentos nos meses de inverno;

e)      Fazendo o Natal Feliz das crianças em Dezembro –presentes;

f)       Encaminhamento de pessoas portadoras de dependências químicas com autorização e acompanhamento de familiares, sem ônus à igreja;

g)      Convênios com Instituições idôneas e ou parceria para cumprir a letra “f”;

h)      Palestras na Igreja para a Comunidade e Sociedade sobre matéria de interesse, seja informação, prevenção e orientação;

i)        Conduzir os necessitados de Documentação Pessoal à Rua da Cidadania e orientá-los quanto ao mercado de trabalho; e

j)        Sugestões: Use o verso da Folha (?)…..

 

ATENÇÃO!!!

 

OBS.: Em hipóteses alguma o Templo será emprestado a qualquer atividade ou pessoa sem a prévia autorização do Conselho, ouvido o Pastor da Igreja.

 

AÇÃO MINISTERIAL DA IGREJA/2015:

 

# Dinâmica do Ministério e provimento da obra:

a)      Nomear membros da igreja para ministérios sendo necessário;

b)      Nomear Comissão de Exames de Contas da Tesouraria;

c)      Nomear professores de Classes à medida da necessidade;

d)      Zelar pela boa Ordem do Culto e recepção dos visitantes;

e)      Manter o salão de Culto e dependência interior sempre limpo e cadeiras arrumadas;

f)       Jamais atender celular dentro da Igreja estando em atividade e se mantiver ligado no silêncio;

g)      Cuidar para que o uso do banheiro esteja em ordem, limpo e agradável;

h)      Sugestões: Use o verso da folha (?)…..

 

ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA IGREJA:

                                  # Modus Operandi para a boa convivência da Comunidade:

a)      Decisões na Igreja: Pastoral e ou Conciliar (Conselho da Igreja);

b)      Questões de disciplina e ordem do Culto Junta Diaconal;

c)      Os cumprimentos na entrada do templo em meia voz e objetivos;

d)      Buscar o assento e se preparar em oração no início dos trabalhos;

e)      Jamais estar mascando chicletes ou similares dentro da Igreja;

f)       Em dias chuvosos deixar à entrada do salão sobrinha e guarda-chuva;

g)      Jamais retire uma criança do templo por causa do choro;

h)      Leia o boletim de sua Igreja e esteja bem informado;

i)        Comunique ao seu pastor sobre noticias de atividades da Igreja para ser publicado;

j)        Após o termino do Culto o uso de instrumentos deve ser compatível ao ambiente de cumprimentos e despedidas das pessoas;

k)      Ligar para o Pastor da Igreja qualquer dia e  hora, em caso de emergência ou para os Presbíteros;

l)        Procure o Tesoureiro para receber o seu Envelope de Dízimos e ou de Ofertas e nos casos de dúvidas sobre despesas;

m)   Estará afixado no quadro de avisos, mensalmente, o balancete financeiro da tesouraria;

n)      Sugestões: Use o verso da folha (?)…

 

 

ATENÇÃO!!!

 

Qualquer despesa ou investimento que seja, por conta da Tesouraria da Igreja, somente com aprovação do Conselho e anuência do Tesoureiro. E quando aprovado, será obrigatório o comprovante fiscal ou mesmo nota de balcão timbrado ou ticket.

Ao contrário, desde já, não haverá a restituição do valor. Por favor, compreenda e colabore!

 

JUNTA DIACONAL

 

  1. Designar duas (02) mulheres Piedosas para auxiliar no serviço da diaconia da Igreja ( Art. 83, Alínea “x” da CI/IPB);
  2. Promover escalas de Diáconos e Diaconisas no púlpito e no plantão;
  3. Traçar programação de ação social p/ o semestre;
  4. Por ocasião da Santa Ceia, apresentar-se, preferencialmente, de palito, ou socialmente com mangas compridas;
  5. Na igreja, observar o tratamento com os demais oficiais pelo título (Pastor, Presbítero e Diácono);
  6.  Prestar relatório, trimestralmente, de suas atividades de diácono;

ESCOLA B. DOMINICAL

  1. Avaliar e rever a presença dos professores;
  2. Avaliar e rever a presença e a participação dos alunos;
  3. Avaliar e discutir quanto ao material pedagógico utilizado;
  4. Avaliar e discutir quanto ao horário da Escola B. Dominical;
  5. Avaliar e rever quanto ao lanche oferecido e sua preparação;
  6. Avaliar e discutir quanto ao aproveitamento e desenvolvimento, dentro das referidas classes;
  7. Avaliar e discutir quanto ao material de apoio empregado e as condições das salas e do ambiente;
  8. Avaliar e promover no semestre, a dinâmica (Comemoração/homenagem) dentro da Escola – Calendário Litúrgico e Comemorativo;
  9. Avaliar e promover campanha interna de motivação aos membros na participação da Escola Bíblica Dominical;
  10. Promover uma concorrência do tipo: mais visitantes, decorar texto, fazer apresentação individual ou coletivo – valendo presentes ao grupo ou a pessoa vencedora;
  11. Sugestões: Use o verso da folha (?)…

 

 

CONSELHO DA IGREJA

 

  1. Presença dos Oficiais em todas as programações, cabendo justificativas, em caso de força maior;
  2. Escala de Presbíteros no púlpito;
  3. Relatório de atividades de Presbítero, trimestralmente, ao Conselho;
  4. Relatório dos Atos Pastorais, trimestralmente, ao Conselho;
  5. Relatório Anual (Novembro) da Junta Diaconal ao Conselho;

 

DA MESA DO CONSELHO

 

  1. Viabilizar todas as atividades da Agenda/Programação 2015;
  2. Planejar, organizar e executar métodos de divulgação da igreja ( Rádio FM/98,3 nos Domingos das 09 às 11hs (Sem ônus para a Igreja);  carro de som; Adesivos; Panfletos; placas em locais estratégicos e na Internet (Site, Face e E-mail);
  3. Desenvolver práticas evangelísticas com a igreja;
  4. Observar e procurar pelos crentes faltosos, visitá-los e apascentá-los;
  5. Por ocasião da Santa Ceia, apresentar-se, preferencialmente, de palito, ou socialmente, de mangas compridas;
  6. Designar duas mulheres piedosas ao serviço Diaconal ( Art. 83 Alínea “x” da CI/IPB;
  7. Manter em ordem e atual – Documentação de Propriedade/Locação/ Contrato;
  8. Manter atualizado – Relação Patrimonial da igreja;
  9. Manter atualizado Relação de Membros da Igreja;
  10. Receber em doação os bens fungíveis e infungíveis e providenciar a documentação (Conselho da Igreja e Assembléia Extraordinária);
  11. Realizar o Mapeamento da região para Evangelizar, administrar  e divulgar a Igreja;
  12. Fazer um levantamento na região mapeada, estabelecendo os “Pontos” “fracos e fortes” – oportunidades/necessidades;
  13. Manter atual e em ordem a Documentação da Tesouraria e Despachante;
  14. Manter em ordem o CNPJ, documentação em dia a Receita Federal e atualização de documentação à Caixa Econômica Federal.
  15. Manter a igreja bem informada sobre a realização da obra de Construção da Sede , Orçamentos, métodos para alocação de verbas e relatório parcial e Relatório final.
  16. “Exigir que os oficiais e membros sob sua direção cumpram fielmente suas obrigações”. (CI/IPB Art. 83, alínea “i”);
  17. Incluir na agenda da igreja, desenvolver e realizar um audacioso Projeto Social voltado para a educação – Uma Escola Presbiteriana na região;
  18. Tomar medidas de iniciação a nível de “Parceria”, “Convênio”, “Contrato” com Instituições idôneas, para tornar viável a Escola;
  19. Estabelecer contato com a ANEP, Associação Nacional de Escolas Presbiterianas, no sentido de encaminhar o Projeto Templo/Escola;
  20. Encaminhar à Prefeitura do Município, via Câmara de Vereadores, o Projeto Escola já concebido, pleiteando, a doação de um terreno destinado com exclusividade à Escola; e
  21. Sugestões: Use o verso da folha (?) …..

 

MINISTÉRIOS QUE SERÃO CRIADOS/CONSELHO:

 

A)     De Oração;

B)     De Evangelização;

C)     De Ensino, Cultura e Educação;

D)     De Markenting e divulgação;

E)      De Ação Social;

F)      De Administração e Finanças.

ATENÇÃO!!!  Esta reunião se dará em duas fases: a Primeira na Igreja, onde recebemos a AGENDA, a informação e como devemos participar. A segunda será em casa, quando vamos contribui anotando e enviando ao Conselho nossas sugestões. O Conselho se reunirá e promulgará a programação e projetos da Igreja/2015. Teremos até o próximo domingo à noite para a entrega das sugestões ao Pastor ou por E-mail. Obrigado por sua participação. Deus o (a) abençoe grandemente!

 

Da Mesa do Conselho:

 

 

Curitiba-PR, 28 de Fevereiro de 2015.

 

 

Rev. Mario Ramos

Pastor da Igreja